30/01/2019 | 10:30

Lacrou Botelho fecha chapa de consenso e será reeleito presidente da AL

Chapa tem 4 veteranos e 3 novatos

O chefe do legislativo estadual, deputado Eduardo Botelho (DEM), aparou as últimas arestas referente a eleição da mesa diretora para o biênio 2019-2020, e chegou a um consenso entre veteranos e novatos, que acabou resultando na unanimidade da sua reeleição, que ocorrerá na próxima sexta-feira (1).

A primeira-secretaria, segundo cargo de maior poder na Assembleia, ficará com o deputado Max Russi (PSB). Janaina Riva (MDB) ficará com a primeira vice-presidência e o novato Paulo Araújo (PP) na segunda vice-presidência.

Além deles, o petista Valdir Barranco será o segundo secretário, Silvio Favero (PSL) ocupará a terceira secretaria e outro novato, Elizeu Nascimento (DC), sentará à mesa como quarto-secretário.

Assim, a chapa de Botelho ficará com três deputados de primeiro mandato, e quatro veteranos, contando com o presidente que pretende se reeleger ao cargo.

A eleição para escolha da Mesa Diretora ocorre nesta sexta-feira (1º) após a posse dos 24 deputados eleitos nas eleições de 7 de outubro do ano passado. A solenidade será realizada no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 9 horas.

De acordo com Regimento Interno da Casa de Leis, até momentos antes da eleição, os deputados podem compor as chapas para concorrer aos sete cargos da Mesa Diretora.

A primeira sessão, que marca a abertura da 19ª Legislatura, será na segunda-feira (4). Para a instalação da 1ª sessão legislativa, os chefes de outros Poderes são convidados. O governador do estado, tradicionalmente, lê a mensagem do Executivo.

Dos 24 deputados estaduais que tomarão posse, 10 deles foram reeleitos. O MDB ficou com a maior bancada, elegendo três deputados. Depois da posse, o deputado Allan Kardec, eleito pelo PDT, cede a vaga para o suplente Romoaldo Junior, que é do MDB. Com isso, a sigla fica com quatro deputados. Kardec vai ocupar o cargo de secretário de Estado de Cultura.

Os partidos PSB, DEM, PSL, PSDB, PSC, PT, DC e PV elegeram, cada um, dois parlamentares. PSD, PROS, PRB e PP terão um deputado cada, nessa legislatura.

Os comentários estão encerrados.